sábado, 18 de fevereiro de 2017

TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE

Ao se falar em tecnologia logo nos vem a mente: pronto, tudo vai dá certo! Como seria bom se fosse assim. Vi essa matéria que me chamou a atenção e destaca alguns pontos que vale a pena considerá.
Recursos pedagógicos Acessíveis

Para definir a melhor tecnologia a ser proposta para um aluno, o professor de AEE deve observar atentamente: 
• A pessoa (o aluno): Deve-se criar a oportunidade de o aluno manifestar, de forma bem clara e objetiva, quais são os problemas que ele pretende ver resolvidos, no sentido de ter ampliada a sua participação no ambiente e nos desafios propostos a todos na escola. Quais são os interesses e prioridades do aluno neste sentido? Deveremos também realizar uma observação sobre as condições pessoais do aluno no que diz respeito à sua condição (habilidade e dificuldades) físicas, sensorial, intelectual, emocional etc.
 • O contexto: Recursos humanos disponibilizados (ou não); Recursos materiais disponíveis ou ausentes; Acessibilidade ambiental e de comunicações; Qualidade de conhecimentos da equipe e como ela consegue aplicá-los na busca de acessibilidade e participação do aluno. Gestão de tempo dos profissionais para realização de ações em parceria (AEE, sala comum, gestão, demais parceiros). Como são estas parcerias efetivamente?
 • A tarefa: Com base no plano de aula de professor da sala comum e na observação das tarefas que ele propõe ao grupo de alunos perceberemos “que tarefa” está organizada de maneira a proporcionar uma “participação parcial”, ou uma “não participação do aluno” com deficiência. Sobre as barreiras que limitam a participação do aluno é que vamos intervir. A TA(Tecnologia Assistiva) deverá ser então introduzida com o objetivo de ampliar a participação do aluno neste desafio/tarefa, de forma que ele realize as mesmas atividades e junto com seus colegas. Para identificação de barreiras à participação, o professor especializado deverá observar seu aluno na sala de aula comum e no momento da realização das tarefas propostas à turma.
Segundo  Bersch, 2013, somente depois destes conhecimentos é que o professor do AEE poderá partir para a pesquisa e experimentação da tecnologia assistiva a ser indicada para a compra (aquisição e disponibilização para o aluno). Nem sempre o professore se sentirá apto a dar seguimento sozinho neste processo e então, poderá buscar apoio de parceiros da área da saúde, informática, design, engenharia, arquitetura ou outros. Resumindo: Não poderemos comprar/providenciar uma ferramenta sem saber quem a utilizará (características do usuário), onde este recurso utilizado (características do contexto) e o que o usuário necessitará realizar neste contexto (características da tarefa). Sabendo disso definiremos a ferramenta (TA).

Alguns pontos devem ser considerados ao escolhermos ferramentas (TA), conforme o material na integra a segui.


COMO EVITAR ERROS NA INDICAÇÃO DE UM RECURSO DE TA? 


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